Você não precisa passar por tudo sozinha
Eu sei que muitas pessoas acreditam que lidar com problemas é uma questão de força de vontade e que, se esforçarem ao máximo, conseguirão superar tudo sozinhas. Também sei que há um medo em admitir que precisa de ajuda pela possibilidade de ser julgada como fraca ou incapaz.
No entanto, carregar o peso de tudo sozinha pode tornar a carga ainda mais pesada. Seu corpo sente! Dores de cabeça, cansaço nas pernas, tensão nas costas e/ou constantes distrações são sinais claros de que algo está pedindo atenção. Esses desconfortos são, na verdade, um pedido de ajuda do seu próprio corpo.
É compreensível sentir-se sobrecarregada. A sobrecarga física, mental e/ou emocional é uma experiência real e dolorosa para muitas mulheres. Historicamente, as mulheres enfrentam a pressão de "dar conta" de múltiplos papéis, muitas vezes à custa de si mesmas. Esses fatores evidenciam como as pressões externas podem, de fato, levar a um estado de exaustão ou até de adoecimento.
Mas e se eu te dissesse que reconhecer que você precisa de cuidado e apoio não é um sinal de fraqueza, mas de verdadeira força e coragem? Admitir isso é o primeiro passo para aliviar o peso que você carrega. Você também é uma pessoa e merece ser cuidada - pelos outros, mas sobretudo, por si mesma.
Existem diversos caminhos para aliviar essa sobrecarga, e a psicoterapia é um deles. É um espaço seguro para explorarmos juntas de onde vem esse peso: o que é seu e o que é do outro? Quais são suas próprias expectativas em querer “dar conta de tudo”? E as dos outros? Como esse peso tem afetado seu tempo, suas relações e seu projeto de vida? E quais as formas de amenizá-lo?
Se você sente que está carregando um peso, entre em contato comigo. Podemos descobrir juntas novas formas de lidar com tudo isso. Você não precisa passar por tudo sozinha.
_
Escrito por Bruna Barbosa - Psicóloga Clínica | CRP 01/27701
Psicóloga Bruna Barbosa • CRP 01/27701 © 2024 l Todos os Direitos Reservados l Desenvolvido por Wellengton Junior